Publicidade

A festa anual do Senhor Jesus do Bonfim celebra-se no quarto domingo de Setembro que este ano coincide com a data das eleições autárquicas, dia 26.

De entre as hipóteses várias de mudar a data da festa ou mantê-la – e que se resume à parte religiosa por causa da pandemia, a opção foi a de manter a data mas não efectuar a “procissão”, ou seja o cortejo motorizado pela cidade com a venerada imagem do Senhor Jesus do Bonfim, por coincidir com o final do acto eleitoral.

Assim, realizar-se-á apenas a Missa festiva pelas 17h na Igreja, que terá as portas abertas a partir das 15h para receber todos quantos queiram fazer as suas orações.

Espera-se que no próximo ano possa ser retomada a festa com o brilho e a adesão que todos desejamos.

300 anos da primeira pedra

No dia 21 de Dezembro assinalam-se 300 anos sobre a bênção da primeira pedra, em 1721, pelo Bispo D. Álvaro Pires de Castro Noronha, para a construção da Igreja do Senhor Jesus do Bonfim no lugar da Quinta do Cubo da Nora, no Bom Fim de São Thomé, à Bemposta.

A Confraria do Senhor do Bonfim vai assinalar esta data histórica com o descerramento de uma placa comemorativa a seguir à Missa que será celebrada nesse dia, terça-feira, pelas 18h30 na igreja do Senhor Jesus do Bonfim.