Publicidade

Decorreu na tarde desta sexta-feira, dia 17, no auditório da Misericórdia de Portalegre, a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da instituição, que foram eleitos no dia 6 do corrente mês.

A nova Provedora da instituição é a professora Luísa Moreira que, em uso da palavra, após tomar posse, enfatizou que «sabemos que temos pela frente um desafio enorme» e citou José Régio, contrariando a frase que este celebrizou: “Não sei por onde vou; Sei que não vou por aí”. «Ao contrário do que ele dizia nós [novos órgãos sociais] sabemos por onde vamos» e sabemos que não vamos por aí», disse Luísa Moreira recusando «a mentira e a falsidade».

A nova provedora terminou o seu discurso pedindo a todos os presentes que «nos ajudem, não abandonem a Santa Casa», lembrando que a instituição «não é uma provedoria, não é uma provedora, a Santa Casa é uma instituição que faz parte desta comunidade».

Também Mónica Serrote, que é agora presidente da Assembleia-Geral da instituição, usou da palavra, começando por agradecer a todos os que marcaram presença na cerimónia e disse «ser com esperança que abraçamos este desafio que não é novo, foi interrompido, que nos levou a esperar».

Recorde-se que as eleições na Misericórdia foram disputadas por duas listas, uma liderada por Ana Bicho e outra por Luís Moreira. Até então a instituição foi gerida por uma Comissão Administrativa, nomeada pelo Bispo Diocesano e que esteve em funções durante cerca de um ano.

Novos órgãos sociais eleitos da Misericórdia:

Mesa da Assembleia-Geral

Presidente – Mónica Capitão Mouzinho Serrote

Vice-Presidente – Jorge Capitão

Secretário – Ana Cristina da Silva Velez

Mesa Administrativa

Provedor – Maria Luísa Moreira

Vice-provedor – Maria Filomena Alberich de Matos

Secretário – João Nabais Pinto

Tesoureiro – Marina Cláudia Fonseca

Vogais – Luís Morgado Pinto, Dorinda Calha, Odete Raposo Simão

Suplentes – Bernardo Moreira, Sílvia Marcão, Filomena Tavares de Figueiredo

Definitório ou Conselho Fiscal

Presidente – Sandra Capitão

Vice-Presidente – Alexandra Dias Gordo

Secretário – Jorge Filipe de Jesus

Suplentes – Gonçalo João Rodrigues, António Moreira Alves e Almeida, Carlos Marques Serra

Mandatário

António Fernando Ceia Biscainho