PUB

Após dois anos de interregno devido à pandemia de COVID-19, a tradicional Feira das Cebolas está de regresso à cidade de Portalegre e ao Jardim da Avenida da Liberdade, que vai ser o centro nevrálgico do certame que decorre já no próximo fim-de-semana e conta com uma programação que alia a música, a cultura e o desporto às tradições e produtos endógenos do concelho.

O certame, que mantém os moldes de outros anos, apresenta este ano algumas novidades, nomeadamente o alargamento do espaço da Feira que se vai estender do Plátano até ao topo do Jardim da Avenida da Liberdade. Assim, entre o Monumento dos Mortos da Grande Guerra e o Plátano, ficará uma zona dedicada à gastronomia, que inclui um palco por onde vão passar diversos artistas. Já na zona do jardim ficará instalado o palco principal, os expositores e diversões para as crianças.

No lançamento desta edição do certame, a vereadora com o pelouro da Cultura, Laura Galão, adiantou que o evento voltar a dar especial ênfase aos produtos e gastronomia da região, através de 40 expositores e tasquinhas que «que responderam de forma muito positiva ao nosso convite».

PUB

A autarca destacou que o programa da feira «é muito diversificado», com actividades desportivas e culturais para todos os públicos e sublinhou a colaboração de várias associações do concelho.

«Queremos proporcionar aos nossos visitantes um programa que não seja monótono e que abranja todos os públicos, refere a vereadora, adiantando que o evento implicou um investimento de 50 mil euros e frisando «que o retorno é muito maior».

Paralelamente às actividades agro-alimentares, o programa aposta ainda na vertente musical, tendo como cabeças de cartaz a cantora Nena e Rita Guerra.

Relativamente ao futuro do evento, a vereadora explica que o desejo do executivo municipal é o de «apostar num crescimento sustentado da Feira das Cebolas, de forma a transformar este evento numa marca da cidade, da região e do país, sem perder a sua identidade, sempre direccionada para os pequenos produtores que nela participam e  que são o coração desta Feira e uma parte viva do nosso concelho».

A Feira das Cebolas abre portas na sexta-feira, pelas 18h, com uma arruada protagonizada pela Trupe da Banda Filarmónica de Alegrete.

Dos diversos eventos culturais e desportivos que farão parte da edição deste ano do certame, destaca-se, no primeiro dia da festa, o concerto de Nena, às 22h30. Antes disso, pelas 19h, vai actuar o cantor Filipe Florêncio e, pelas 21h00, no palco principal, decorrerá o concerto do projecto ComFusão, com as vozes de Dina Valéria e Ana Santos.

No dia 10, a animação musical começará bem cedo, pelas 11h, com o espectáculo de homenagem à Música Portuguesa concebido pela Banda Euterpe, no âmbito da iniciativa Rota dos Coretos. Pelas 15h, a abertura da Feira será celebrada com a animação de rua dos Farra Fanfarra e às 15h30 haverá uma demonstração de Dança Oriental, seguida da actuação da actriz e encenadora Cátia Terrinca, com Poesia das Mulheres.

A terminar a tarde de sábado, decorrerão mais dois eventos a não perder, um baile com o artista João Carlos, pelas 17h30 e, pelas 19h, um teatro de rua com os Chimichurri.

A noite de sábado marcará um dos momentos altos da Feira das Cebolas, com a presença em palco, pelas 22h30,  de Rita Guerra, uma das vozes mais icónicas do panorama musical nacional.

Para acabar a noite de sábado da melhor forma, o Jardim da Avenida da Liberdade receberá ainda o dj Nuno Krespo, que irá proporcionar ao público presente muita animação.

O terceiro dia da Feira das Cebolas, domingo, começa também bem cedo, às 09h, com o passeio de Bicicletas Clássicas. Às 15h00, no palco 2, haverá uma demonstração de Sevilhanas para todas as idades e para todos os públicos, seguindo-se a actuação do Rancho Folclórico e Cultural da Boavista.

Na Praça de Touros José Elias Martins, pelas 17h, terá lugar uma corrida de touros, com concurso de ganadarias.

Às 19h sobe a palco um dos mais promissores artistas da nova geração de músicos portugueses, Eduardo Branco.

A Feira das Cebolas encerrará no Palco Principal com o som eterno das guitarras, violas e vozes da canção de Coimbra, pelas 21h, com os grupos Raízes de Coimbra e Coimbra no Sado.

Além dos divertimentos infantis, com air bungee, escorregas e insufláveis, terá lugar todos os dias, no Jardim da Avenida da Liberdade, um torneio de Tiro ao Alvo e ainda existirão nos três dias da Feira demonstrações de Tiro Olímpico, nas disciplinas de Carabina e Pistola de Ar Comprimido.