PUB

O Município de Ponte de Sor lidera o Índice de Transparência das Câmaras Municipais na região do Alentejo e ocupa a quarta posição em Portugal.
A avaliação foi feita pela associação independente internacional Dyntra, que estuda a informação que é disponibilizada por entidades públicas, governos, partidos políticos e representantes eleitos e das organizações sociais.

Esta avaliação coloca o Município de Ponte de Sor como um dos mais transparentes a nível nacional, o que, segundo a autarquia, «premeia e reconhece os esforços que têm sido desenvolvidos na construção de uma relação com a população orientada pela verdade, rigor, clareza e transparência».

A Câmara Municipal de Ponte de Sor disponibiliza, quer no seu portal, quer através dos seus serviços abertos ao munícipe, informação completa e detalhada no indicador económico-financeiro, designadamente sobre a gestão e transparência do seu orçamento e situação financeira.

PUB

Além do mais, o Município de Ponte de Sor evidencia-se noutros indicadores como as informações disponibilizadas sobre os membros da Câmara Municipal e pessoal de confiança, descrição funcional e atribuições orgânicas da estrutura do governo local, funcionários municipais, património municipal, na relação com fornecedores, ajudas e subvenções e na informação e atenção dedicada ao cidadão, entre outros.

«Continuaremos empenhados em percorrer este caminho, de maior transparência, participação, informação e escrutínio, investindo numa relação de proximidade com a nossa população e por isso numa comunidade mais esclarecida», refere Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, que acrescenta que «a responsabilidade da gestão pública numa democracia no século XXI, em que o acesso à informação é fundamental, determina que os agentes públicos disponibilizem informação completa, clara e inequívoca da sua gestão e do funcionamento das instituições».