Publicidade

Presidente da APIFARMA, vice-presidente da CEP e membro da Direcção da CIP, Comendador da Ordem de Mérito e Medalha de Ouro do Ministério da Saúde.

Faleceu esta quinta-feira, dia 5, aos 77 anos, o Dr. João José Correia Gomes Esteves, médico-veterinário com uma brilhante carreira, nascido em Nisa e que viveu também em Marvão e em Portalegre, onde estudou no Colégio e no Liceu. Licenciado pela Escola Superior de Medicina Veterinária em 1968, onde foi também professor, membro do seu Conselho e da Associação de Antigos Alunos.

Com percurso ímpar foi bolseiro da OCDE, trabalhou no Ministério da Economia e no Grupo Merck Sharp & Dome onde desempenhou funções nacionais e internacionais, como presidente deste importante Grupo farmacêutico.

Foi presidente da Direção da Apifarma de 1992 a 1993, de 1998 a 1999, de 2000 a 2002, e de 2003 a 2006, sendo presidente da Mesa da assembleia-geral de 2007 a 2021.


João Gomes Esteves exerceu as funções de vice-presidente da CEP (Confederação Empresarial de Portugal), membro da Direção da Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria e da Câmara de Comércio Luso-Americana e vice-presidente do Conselho Geral da AIP-CCI (Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria), de entre outros cargos de relevo em Portugal e no estrangeiro.


Em 2005 foi distinguido com a Medalha de Prata do Ministério da Saúde, com a Comenda da Ordem de Mérito pelo Presidente da República a 25 de Janeiro de 2006, com a Medalha de Ouro da AIP em 2008, e a 7 de Abril de 2015, Dia Mundial da Saúde, com a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde.

As presidentes das Câmaras de Nisa e de Portalegre emitiram notas de pesar pelo falecimento deste ilustre cidadão.

À Família enlutada, e em especial ao seu irmão Dr. José Gomes Esteves, AA apresenta sentidas condolências.