Notoriedade e mediatismo não lhe faltam, pela exclusividade e beleza do seu pavimento ímpar inspirado na Olaria Pedrada de Nisa. Referimo-nos à Rua de Santa Maria, mais conhecida pelos nizorros por “Ruinha”, que irá receber honras de inauguração oficial no próximo sábado, dia 10 de Julho, pelas 22 horas, sendo oficialmente inaugurada com a presença da secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, assim como na presença de individualidades locais e regionais.
De acordo com o Município de Nisa, a inauguração desta obra de arte, já identificada como um dos principais atractivos turísticos do concelho, concilia o arranque da programação “Passeatas Culturais” pelo Centro Histórico de Nisa, a desenvolver em todas as noites de sextas-feiras do mês de Julho, com o «propósito da dinamização cultural (cumprindo-se todas as normas da DGS) e da valorização deste Centro Histórico, na senda daquilo que tem sido a estratégia continuada em prol deste núcleo urbano», realça a autarquia.
As “Passeatas Culturais” incluem a abertura (noturna) dos espaços museológicos “Museu do Bordado e do Barro”, “Núcleo Museológico” e “Casa do Forno Comunitário”, assim como a exposição sombreadora “Bordados de Nisa” e “Rostos da Rua Direita”, instalada na Rua Dr. Francisco Miguéns, e diversas interpretações musicais e etnográficas como as Marchas de Nisa (10/07), a Banda da Sociedade Musical Nisense (16/07), os Bombos de Nisa (23/07), e ainda o Rancho Típico das Cantarinhas de Nisa (30/07), sempre a partir das 22 horas.
Além da abertura da programação “Passeatas Culturais”, a inauguração da “Ruinha de Santa Maria” prevê ainda a recepção da Secretária de Estado Valorização do Interior nos Paços do Concelho, a bênção de uma imagem de Santa Maria no requalificado edifício do Hospital Velho e novas Instalações da Câmara Municipal de Nisa e a interpretação em canto lírico “Avé Maria”, na Igreja Matriz.

Pub