PUB

O Município de Marvão assinala, na próxima segunda-feira, 24 de Janeiro, o 124º aniversário da Restauração do Concelho (1898-2022), com dinâmicas online ao longo do dia, na sua página de Facebook, e um pequeno apontamento pirotécnico no Castelo, às 19h00.

Para além destas iniciativas, o Município vai ainda desenvolver uma ação escolar junto dos estudantes do concelho, com o objetivo de dar a conhecer ao público mais jovem a história e o património de Marvão. A apresentação estará a cargo do historiador Jorge de Oliveira, professor catedrático da Universidade de Évora.

«É extremamente importante que as nossas crianças e jovens se envolvam e sintam orgulho daquela que é a história e a identidade de todos nós. Conhecer a história e o passado do nosso concelho é meio caminho andado para sabermos quem somos e que futuro queremos alcançar e construir. Daí ter nascido a ideia de realizar esta pequena acção pedagógica junto da comunidade escolar, de forma a potenciar e valorizar o nosso património», defende Luís Vitorino, presidente do Município de Marvão.

A restauração do concelho de Marvão ocorreu em 1898 e representa a reconquista da independência política após uma reorganização administrativa que anexou Marvão a Castelo de Vide, com o objetivo de racionalizar recursos financeiros e humanos. Esta situação durou três anos, altura em que Marvão voltou a ser reintegrado na divisão administrativa municipal e foi desanexado do concelho vizinho.

PUB