PUB

A Câmara Municipal de Elvas pretende potenciar e apoiar, ao longo de todo o ano, dezenas de iniciativas cuja finalidade é tornar conhecido o concelho e aproveitar a adesão favorável de quem se desloca à região.

Uma das grandes acções foi a criação de um vídeo-postal do Forte da Graça, em parceria com o David Carreira, que será apresentado no sábado, dia 22 de Maio, com o objectivo de divulgar este importante monumento nacional português.

Como forma de dinamizar o turismo do concelho e incentivar a economia local, a Câmara Municipal de Elvas encontra-se a promover diversas iniciativas culturais e artísticas para dar visibilidade ao concelho, fortalecendo o sentimento de pertença dos seus habitantes e atrair novos públicos.

Uma vez que o turismo do concelho é uma actividade fundamental, focada em três ramos de actividade (comércio, restauração e hotelaria), a Câmara Municipal de Elvas pretende assim potenciar e apoiar, ao longo de todo o ano, dezenas de iniciativas cuja finalidade é tornar conhecido o concelho e aproveitar a adesão favorável de quem se desloca à região.

«A cultura, para o concelho de Elvas, é uma área que se constitui fundamental para a atractividade turística. Desde logo, o património constitui um conjunto de espaços de privilégio para o desenvolvimento de diversas actividades da área cultural, quer as mais clássicas, como a música e a dança, quer as que apelam à aplicação de uma maior tecnologia», afirma Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas.

O autarca constata que como «a pandemia está a ter um impacto devastador na economia local, com a indústria do turismo como a restauração, hotelaria, e animação turística, a ser duramente atingida pelas medidas de contenção. Assim, e face às medidas de apoio que este município já apresentou e colocou em prática no apoio às empresas locais, neste momento é crucial criar-se acções especificas de promoção turística e continuar a colocar Elvas como um destino de excelência. Numa altura em que o desconfinamento está em curso, é necessário encontrar outras formas de responder ao objetivo de termos atuações de artistas consagrados na nossa cidade», conclui Nuno Mocinha.

PUB

Neste contexto, uma das grandes acções foi a aposta na criação de um vídeo-postal do Forte da Graça, em parceria com o David Carreira. Este vídeo-postal é o projecto que levou até à cidade de Elvas uma iniciativa única, inovadora e pioneira a nível nacional, com o objectivo de divulgar e promover o importante monumento classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Um projecto 100% português, concebido e realizado com artistas e empresas nacionais que procurou juntar várias áreas dos eventos como a música, iluminação, efeitos especiais e pirotecnia, som, vídeo e as suas subáreas alargando assim o espectro do universo da produção de eventos – ao universo cultural e arquitetónico português. Um alavancar não só do sector artístico e cultural, como a promoção do turismo nacional, criando uma ferramenta de promoção do património local. O vídeo, realizado em formato “concerto sem espectadores”, será lançado no canal Youtube do Município de Elvas já no próximo sábado, dia 22 de Maio.

A Câmara Municipal de Elvas lançou ainda outras iniciativas para a promoção e animação cultural, entre elas: À conversa com… e não só, a qual conta com a participação de concertos online com convidados como Pedro Abrunhosa, José Cid, Cuca Roseta, Sérgio Godinho, Paulo de Carvalho, Jorge Palma e Mafalda Veiga, e que decorre até Junho; a Cultura Sai à Rua, em que o objectivo é levar a cultura a casa das pessoas, durante os meses de Julho, Agosto e Setembro; a Música Encanta o Património, previsto para os meses de Junho e Setembro.; a Cultura em Rede, em Julho; e os Percursos pelo Património com datas já definidas para Junho, Julho e Setembro.

Outros pontos importantes a evidenciar na região são os museus que constituem uma oferta diversa: o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, o Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires, o Museu Municipal da Fotografia, o Museu de Arte Sacra, o Museu Militar de Elvas e o Museu Militar do Forte de Santa Luzia. Deve-se ainda salientar locais de interesse turístico na região, classificados em 2012 pela UNESCO, como a Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações: Castelo, Aqueduto da Amoreira, Igrejas, Fortes da Graça e de Santa Luzia, Fortins de São Mamede, São Pedro e São Domingos, três cinturas de muralhas e todo o centro histórico. Mais dois pontos que captam interesse junto dos visitantes são a albufeira da Barragem do Caia e a albufeira da Barragem de Alqueva.