PUB

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa assinou com mais 15 Misericórdias de todo o País, entre as quais quatro são do distrito de Portalegre, contractos de financiamento de candidaturas aprovadas pelo Fundo Rainha Dona Leonor (FRDL), num total de mais de dois milhões de euros.

Entre as 15 Misericórdias apoiadas encontram-se as Misericórdias de Campo Maior, Crato, Gáfete e Portalegre. Com esta atribuição, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa viabiliza assim o desenvolvimento de projectos socialmente prioritários para a população, no âmbito do Fundo Rainha D. Leonor, uma iniciativa pioneira que estabelece a parceria entre a Santa Casa de Lisboa e a União das Misericórdias Portuguesas (UMP).

Com este financiamento, a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior irá proceder a obras de remodelação para Centro de Dia e de Alzheimer – num valor atribuído de cerca de 130 mil euros, e com capacidade para 40 utentes no edificado.

A Santa Casa da Misericórdia do Crato irá fazer a ampliação do Lar e Centro de Dia – num valor atribuído de cerca de 208 mil euros, para a construção de um novo piso para 16 vagas da ERPI que tem 58 vagas.

PUB

Por sua vez, a Santa Casa da Misericórdia de Gáfete irá proceder à ampliação do Lar e arranjos exteriores – num valor atribuído de cerca de 79 mil euros. O projecto contempla a criação de uma área destinada a pessoas com demência, e a intervenção prevê, ainda, ampliação da casa de jantar, no rés-do-chão, sendo que a Santa Casa se compromete a fazer o arranjo exterior das traseiras do edifício para um espaço de passeio, de sombras e lazer para os utentes do lar.

Por fim, no que diz respeito à nossa região, a Santa Casa da Misericórdia de Portalegre irá, com este financiamento, adquirir o equipamento para o tanque de aquaterapia para idosos – num valor atribuído de cerca de 29 mil euros. A candidatura conclui e equipa a piscina da instituição, construída durante a remodelação e ampliação do edifício sede (Lar Espírito Santo), financiada pelo POPH. Deverá ter capacidade para 107 utentes, sendo aberto à comunidade.