A Associação de Desenvolvimento do Município de Huelva organizou na quinta-feira, dia 22, um encontro online de empresárias e gestores, que foi transmitido em directo a partir do Teatro Salvador Távora, em Almonte. Esta conferência insere-se no projecto europeu INTREPIDA PLUS, uma iniciativa de cooperação transfronteiriça entre Espanha e Portugal que se centra na internacionalização de empresas geridas por mulheres na Andaluzia, Algarve e Alentejo.

Quase 100 mulheres participaram nesta reunião online que foi inaugurada pelo presidente da Câmara de Almonte, Rocío del Mar Castellano Domínguez, e pelo deputado territorial do condado e membro do Conselho da Commonwealth, Mariló Bermúdez Salazar. Castellano agradeceu à Commonwealth a escolha do teatro Salvador Távora de Almonte para a realização deste encontro e lembrou a importância da participação feminina nos órgãos de decisão das empresas. Por sua vez, Bermúdez queria agradecer às mulheres pela sua participação no evento porque, como explicou, “sabemos que no Concelho e na província de Huelva existem muitas mulheres empresárias que precisam da nossa ajuda e que este programa pode colocá-los em melhores condições para competir em um mundo tão complicado ”.

Após a inauguração, o dia começou com uma conferência framework de Pilar López Díez, doutora em Ciências da Informação e consultora em comunicação e perspectiva de gênero. Durante a sua apresentação “Mulheres empresárias: empoderamento e liderança”, destacou a importância do conhecimento e empoderamento das mulheres para o desempenho de uma boa liderança.

Terminada a conferência geral, houve um intervalo de quinze minutos para conhecer uma mulher inspiradora da região do Condado: Amelia Romero Ortega, gerente do Holea Shopping Center. María Pulido, diretora da província de Huelva e anfitriã do dia, conversou com Amélia sobre sua trajetória profissional como diretora e sobre as dificuldades que encontrou como mulher. Além disso, falaram sobre aptidões e competências que uma mulher gerencial deve ter e sobre as mudanças ocorridas nos últimos anos na forma de empreendedorismo.

O dia continuou com um painel de especialistas sobre “Um novo paradigma na empresa: pessoas, valores e vendas”. Isabel Iglesias, formada em Direito e especialista em Gestão e Direção de Recursos Humanos, abriu o painel falando sobre estratégias milenares em novas empresas. Durante a sua palestra, ele explicou as mudanças que as empresas vivenciaram nos últimos anos e a importância da valorização do talento dos recursos humanos, bem como a conciliação e a importância do alinhamento de objetivos e valores. Além disso, Begoña Mayoral, graduado em Pesquisa de Mercado e Técnicas e em Publicidade e Relações Públicas, falou sobre marketing digital e novos hábitos de compra na era pós-Covid. Mayoral destacou a importância da venda online hoje, além de analisar o comportamento da população, fazer mensagens adaptadas à realidade e planejar o investimento realizado.

O dia foi encerrado com uma conexão telemática com Alicia Ro, comunicadora especializada em técnicas de falar em público. Durante seu discurso, Alicia Ro explicou o que é um Elevator Pitch e como prepará-lo.

Durante o encontro, também foram transmitidos mais de vinte vídeos, gravados pela Huelva County Development Association, nos quais empresárias da região se apresentaram e explicaram seu projecto empresarial.