A Companhia das Lezírias homenageou o actor Ruy de Carvalho, assinalando os 84 anos de carreira desta figura intemporal da  cultura portuguesa com um evento que promoveu o património nacional. 

Recebido com a Guarda de Honra dos alunos da Escola Profissional de  Desenvolvimento Rural de Alter do Chão, Ruy de Carvalho viveu na terça-feira, dia 4,  uma  experiência única num regresso emocionante à Herdade da Tapada do Arneiro e ao  contacto com os cavalos Puro-Sangue Lusitano. 

Na Coudelaria de Alter Real voltou a ver e tocar nestes animais de excelência. O  cavalo Puro-Sangue Lusitano, raça única no mundo, é um símbolo vivo da história  e da excelência equestre portuguesa e uma das grandes paixões de Ruy de  Carvalho ao longo da sua vida militar e profissional. 

O actor, nascido a 1 de Março de 1927, respondeu a curiosidades colocadas pelos  participantes no evento e quando questionado sobre qual o segredo da sua  longevidade afirmou que «o milagre da minha vida é não pensar na morte».  

Com a sua imponente voz deixou ainda, de forma bastante assertiva, o apelo de  que «quando partir não quero ninguém triste»

Após a visita à Coudelaria de Alter, o evento culminou com a inauguração da  exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho”, com a curadoria de Nélson  Mateus, que ficará patente ao público até 19 de Novembro, todos os dias entre as  10h e as 20h, no Hotel Vila Galé Collection Alter Real, em Alter.

Destacam-se ainda as notas musicais da Banda Municipal Alterense, do Grupo  Abelterium e do Grupo de Cante Alentejano “Os Cá d’Cima” que ao longo do dia  abrilhantaram o evento. 

A iniciativa, promovida pela Companhia das Lezírias em parceria com o Turismo do  Alentejo e Ribatejo, o Grupo Vila Galé e a Câmara Municipal de Alter do Chão,  celebrou a carreira do ator mais velho do mundo no ativo, enaltecendo a sua  extraordinária contribuição para a cultura portuguesa, o seu percurso militar e a  sua forte ligação ao cavalo Puro-Sangue Lusitano e à Coudelaria de Alter Real. 

Publicidade