Festival Al Mossassa celebra 800 anos do primeiro foral de Marvão

A vila de Marvão recebe, entre os dias 9 e 11, mais uma edição do Festival Al Mossassa, que este ano assinala os 800 anos da atribuição do primeiro foral da vila, numa programação que combina recriações históricas, teatro, música, dança e artes circenses.

Um dos destaques da 19.ª edição do festival será o espetáculo “Marvão – Onde a História Toca o Céu”, apresentado na sexta-feira e no sábado, pelas 21h30. A iniciativa acompanha uma viagem de D. Sancho II pela memória de Marvão, revisitando diferentes períodos da história da vila, desde a presença romana e a antiga Ammaia aos séculos de domínio islâmico e à figura de Ibn Marwan.

As duas sessões do espetáculo procuram recordar a história de Marvão e a sua ligação às diferentes culturas e povos que marcaram o território ao longo dos séculos.

Ao longo dos três dias, o Mercado das Três Culturas vai reunir produtos, saberes e sabores associados às culturas islâmica, judaica e cristã. O programa inclui ainda oficinas, acampamentos militares, exposição de armas, esgrima, tiro com arco, jogos e carrosséis medievais, bem como uma mostra de animais da quinta, serpentes e aves de rapina.

O programa termina no domingo, dia 11, pelas 18h00, com um Cortejo pelas ruas da vila de Marvão.

A abertura oficial do festival acontece na sexta-feira, dia 9, após o Grande Cortejo Inaugural “A Celebração dos 800 Anos”, com início marcado para as 18h00. Segue-se, nos Paços do Concelho, a leitura do Auto de Abertura Oficial do XIX Festival Al Mossassa.

A entrada no recinto tem um custo de 2 euros, sendo gratuita para menores de 12 anos. A receita reverte integralmente para cinco instituições particulares de solidariedade social do concelho.