Industrial Portugal Gateway arranca no Alto Alentejo com possível investimento de empresa da Malásia

O Industrial Portugal Gateway (IPG), plataforma destinada a apoiar a instalação de empresas nacionais e estrangeiras nas áreas da defesa, segurança e tecnologias avançadas, arranca no Alto Alentejo já com várias cartas de intenção e um contrato celebrado com uma empresa malaia das áreas da aviação e produção de drones, cujo investimento deverá situar-se entre os 10 e os 20 milhões de euros.

A informação foi avançada esta sexta-feira, dia 25, pelo presidente da NERPOR, Tiago Braga, à margem da apresentação oficial do projecto, realizada nas instalações da associação empresarial. «Já temos várias cartas de intenção» e «acabámos de celebrar um contrato com uma empresa da Malásia», revelou.

O valor definitivo do investimento ainda não está fechado. Segundo Tiago Braga, será necessário realizar primeiro um estudo de viabilidade e elaborar o respectivo plano de negócio, que permitirá determinar, entre outros aspectos, os equipamentos necessários à instalação da unidade. «Sei que é superior aos 10 milhões de euros e inferior a 20 milhões de euros», adiantou. intervenções e entrevistas

Segundo Tiago Braga, o processo de instalação de uma empresa através do IPG é pensado para decorrer num horizonte de cerca de dois anos, desde o estudo de mercado e de viabilidade até ao momento em que a unidade industrial começa efectivamente a produzir. Durante esse período, o investidor será acompanhado por uma equipa especializada, com base na NERPOR, que apoiará as várias etapas do processo, incluindo a criação da empresa em Portugal, a definição do plano de negócio, o licenciamento, a instalação e o arranque da actividade.

O Industrial Portugal Gateway pretende funcionar como um ponto único de contacto para investidores que queiram instalar ou desenvolver actividade em Portugal. O acompanhamento abrange áreas como a escolha da localização, licenciamento, enquadramento jurídico, financiamento, construção, recrutamento, formação e ligação a fornecedores.

Segundo Tiago Braga, a estrutura conta já com uma equipa de cerca de 15 pessoas, sendo o investimento inicial sobretudo direccionado para recursos humanos e serviços especializados, e não para infra-estruturas. intervenções e entrevistas

Apesar de a base operacional ficar nas instalações da NERPOR, na cidade de Portalegre, o projecto pretende captar investimentos para os 15 concelhos do distrito, procurando identificar, para cada empresa, o território que reúne as condições mais adequadas.

«Em vez de pôr 15 municípios a competir pelo mesmo investimento, o que queremos é reunir as possibilidades que existem em todo o distrito e encontrar a melhor solução para cada projecto», explicou o presidente da NERPOR.

Outro dos objectivos passa por fazer com que os novos investimentos tenham reflexos nas empresas já instaladas na região. Tiago Braga quer que sectores como a construção, manutenção, transportes, informática, segurança, engenharia, metalomecânica, electrónica ou formação possam integrar as futuras cadeias de fornecimento. «O que eu não quero é termos empresas instaladas aqui que depois vão comprar tudo fora da região», salientou. intervenções e entrevistas

Feira internacional em 2027

Durante a apresentação foi igualmente anunciada a Iberian Defense Expo (IDE), uma feira internacional dedicada à defesa, segurança, tecnologias de dupla utilização e indústria estratégica, cuja primeira edição decorrerá entre 22 e 25 de Setembro de 2027, nas instalações da NERPOR.

Com periodicidade bienal, o certame deverá reunir empresas, investidores, entidades públicas e especialistas, combinando exposição empresarial e tecnológica, conferências, reuniões de negócio, delegações oficiais, demonstrações e encontros com potenciais investidores.

Tiago Braga adiantou que a feira terá áreas interiores e exteriores e um forte enfoque na inovação tecnológica aplicada à defesa, procurando atrair empresas de diferentes geografias.