PS Portalegre define investimentos prioritários para o Alto Alentejo

A Federação Distrital de Portalegre do Partido Socialista definiu um conjunto de investimentos que considera prioritários para o distrito e que pretende ver inscritos no Orçamento do Estado para 2027.

A posição foi aprovada pelo Secretariado da Federação na reunião de 7 de Setembro e abrange projectos nas áreas das acessibilidades, ferrovia, saúde, segurança, recursos hídricos e actividade económica.

Entre as prioridades identificadas estão a electrificação e modernização da Linha do Leste, a Plataforma Logística de Elvas e a estação internacional de passageiros, no âmbito das ligações ferroviárias entre Portugal e Espanha.

Na área dos recursos hídricos, o PS mantém entre as prioridades o Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, incluindo a construção da nova aldeia e das infraestruturas hidráulicas destinadas ao fornecimento de água à ETA de Póvoa e Meadas.

A Federação inclui ainda a concepção do Parque de Saúde da ULS Alto Alentejo, a construção da nova Escola da GNR e do Comando Territorial, em Portalegre, e o financiamento para a ampliação do Cluster Aeronáutico de Ponte de Sor. Sobre o Campo de Tiro em Alter do Chão, defende a avaliação dos respectivos impactos territoriais, ambientais e económicos.

Nas acessibilidades rodoviárias e transfronteiriças, o PS Portalegre pretende garantir a execução da Ponte Internacional sobre o rio Sever, em Nisa, dentro dos prazos associados ao financiamento. Defende também a conclusão dos projectos técnicos do IC13 e do IC9, incluindo a ligação do IC13 à A23, bem como da ligação por autoestrada entre a A6 e a A23.

«Muitos destes projectos são conhecidos e discutidos há vários anos. Não precisamos de voltar a explicar ao Alto Alentejo que são importantes. Precisamos de perceber o que falta fazer para que avancem e de exigir decisões onde elas ainda são necessárias. É esse trabalho que queremos fazer, projecto a projecto», afirma o Secretariado da Federação, presidido por Tiago Teotónio Pereira.

A Federação Distrital pretende agora acompanhar o ponto de situação de cada investimento e desenvolver contactos políticos e institucionais junto das entidades responsáveis, procurando defender as decisões necessárias à concretização dos projectos.