O Jardim da Avenida da Liberdade recebe, no próximo fim-de-semana, nos dias 6 e 7, o Mercadinho da Cereja de São Julião, iniciativa promovida pelo Município de Portalegre com o objectivo de valorizar e divulgar um dos produtos tradicionais mais apreciados e distintivos do concelho.
Entre as 17h e as 20h, os visitantes poderão encontrar produtores locais e adquirir cerejas frescas e produtos derivados, nas barraquinhas instaladas entre o Plátano e o Monumento aos Mortos da Grande Guerra.
O evento contará com a participação de sete produtores de cereja e quatro produtores de derivados. Para além da vertente comercial, a iniciativa pretende aproximar consumidores e produtores, promovendo o conhecimento sobre a qualidade e as características da Cereja de São Julião.
Segundo a Câmara, o Mercadinho pretende afirmar-se «como um momento de celebração da identidade rural e agrícola do concelho, distinguindo a qualidade de um produto que constitui uma referência da gastronomia e do património local».
A iniciativa evoca igualmente a memória da histórica Feira das Cerejas, que durante décadas integrou o calendário anual de eventos da cidade e chegou a afirmar-se como a segunda maior feira realizada em Portalegre, reunindo produtores, comerciantes e visitantes num importante momento de dinamização económica e social.
Paralelamente decorre até dia 15 de Junho a Quinzena Gastronómica da Cereja de São Julião em que vários estabelecimentos aderentes apresentam ementas onde a cereja é protagonista.
No dia 10 de Junho, realiza-se a habitual caminhada com apanha de cereja, num percurso que tem início em São Julião, passa pela Cascata do Monte Sete e culmina no Monte das cerejeiras.


