A Volta ao Alentejo em Bicicleta regressa à estrada entre 25 e 29 de Março e volta a colocar o Alto Alentejo no centro das atenções, com passagens decisivas pelos concelhos de Crato e Portalegre.

A 43.ª edição da prova, uma das mais emblemáticas do calendário desportivo nacional, reserva ao território do Alto Alentejo alguns dos momentos mais importantes da corrida, nomeadamente o contra-relógio individual e a etapa rainha, que deverão ter influência directa na definição da classificação geral.

O primeiro momento de destaque acontece a 27 de Março, com a realização do contra-relógio individual no Crato. Ao longo de 23,9 quilómetros, os especialistas da disciplina terão uma oportunidade decisiva para ganhar tempo aos adversários, num percurso maioritariamente plano, mas com um final técnico nas ruas empedradas da vila.

No dia seguinte, a corrida entra numa fase determinante com a ligação entre Vila Viçosa e Portalegre, considerada a etapa rainha. Com três contagens de montanha, incluindo uma de primeira categoria, o dia termina na exigente subida às antenas da Serra de São Mamede, a mais de mil metros de altitude, onde poderá ficar praticamente decidida a vitória final.

A passagem pelo Alto Alentejo reforça o papel da região como palco privilegiado para momentos-chave da competição, combinando exigência desportiva com a valorização das paisagens e do património local. Ao longo das cinco etapas, o pelotão percorre 675,9 quilómetros e atravessa 25 municípios, numa prova organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

Para além da vertente competitiva, a “Alentejana” continua a afirmar-se como um importante instrumento de promoção territorial, levando a identidade e diversidade do Alentejo a um público mais alargado, também através da transmissão televisiva em directo na RTP. A edição de 2026 reúne 20 equipas, incluindo formações internacionais e equipas de desenvolvimento de estruturas WorldTour, reforçando o estatuto da prova como plataforma de afirmação para jovens talentos do ciclismo.

1.ª etapa – 25 de março

Sines > Almodôvar – 173,7 km

Partida: Av. General Humberto Delgado – 12h10

Chegada: EN 393 – 16h22

A etapa mais longa da prova desenvolve-se num percurso maioritariamente plano, o que poderá favorecer uma chegada ao sprint. Prevê-se, por isso, um final rápido e disputado entre os velocistas do pelotão.

2.ª etapa – 26 de março

Ferreira do Alentejo > Montemor-o-Novo – 161,9 km

Partida: Mercado Municipal – 12h25

Chegada: Castelo de Montemor-o-Novo – 16h21

Com apenas uma contagem de montanha de 3.ª categoria, a etapa deverá ser novamente rápida. A maior dificuldade estará na aproximação final à meta, marcada por um último quilómetro técnico e pelos derradeiros 400 metros em subida e empedrado, até ao Castelo de Montemor-o-Novo.

3.ª etapa – 27 de março

Crato > Crato (Contrarrelógio Individual) – 23,9 km

Partida: Rua Carmelo Beato Nuno – 13h37 (previsão)

Chegada: Largo Dr. Belo Morais – 16h29

A terceira etapa será disputada sob a forma de contrarrelógio individual, num percurso de 23,9 quilómetros essencialmente plano e sem grandes dificuldades técnicas, o que poderá favorecer os especialistas nesta disciplina. O último quilómetro percorre as tradicionais ruas empedradas da vila do Crato.

4.ª etapa – 28 de março

Vila Viçosa > Serra de São Mamede (Portalegre) – 153,3 km

Partida: Praça da República – 10h45

Chegada: Antenas da Serra de São Mamede – 14h29

Considerada a etapa rainha da Volta ao Alentejo, este dia inclui três contagens de montanha, uma delas de 1.ª categoria, coincidente com a meta nas Antenas da Serra de São Mamede. Após uma primeira passagem por Portalegre, o pelotão inicia a subida até ao Alto do Souto da Relva (700 metros de altitude), onde estará instalada uma contagem de montanha de 2.ª categoria, seguindo depois para o Alto das Reveladas, para disputar nova contagem. O regresso a Portalegre antecede a subida final até às Antenas da Serra de São Mamede, situadas a 1.008 metros de altitude, onde poderá ficar praticamente decidida a classificação geral.

5.ª etapa – 29 de março

Moura > Évora – 163,1 km

Partida: Praça Sacadura Cabral – 11h30

Chegada: Praça do Giraldo (Évora) – 15h28

A última etapa liga Moura a Évora e termina na emblemática Praça do Giraldo, no centro histórico da cidade. O percurso, com passagem pela região do Alqueva, é maioritariamente plano e sem dificuldades montanhosas. Ainda assim, a aproximação à meta promete ser exigente, com um final técnico nos últimos cinco quilómetros, que poderá provocar cortes no pelotão.

Publicidade